terça-feira, 7 de abril de 2009

Quem quer ser um milionário?



Atraído pelo sucesso que o filme fez no Oscar 2009, fui conferir no cinema esse mais novo trabalho de Danny Boyle. Inspirado no livro de Vikas Swarup, "Sua resposta vale um bilhão", o filme empolga com a edição rápida e moderna de Boyle, num filme onde tudo pode acontecer, até o último momento o espectador prende a respiração a cada cena, esperando sempre o pior. Taxado como "filme-favela" a película chegou a ser um pouco criticada e não agradou a todos justamente por mostrar a Índia como uma favela generalizada, contaminada por vigaristas, gângsters e ladrões por todo o lado.
As cenas ditas fortes ficam muito aquém do esperado, insinuações de mutilações de crianças e estupro não são tão assustadora como em muitos outros filmes que estão por aí. Com um roteiro leve e às vezes um pouco despretensioso é com certeza um ótimo entretenimento que culmina com uma verdadeira homenagem ao cinema Bollywoodiano.

Vale a pena também conferir o livro, que traz uma história mesmo bem distinta da que foi mostrada no filme, mas que não deixa de ser tão interessante quanto.

Corra ao cinema e confira antes que saia de cartaz, já que a fotografia, trilha sonora e montagem valem ser admiradas em tela grande.