quinta-feira, 21 de maio de 2009

Anjos e Demônios



Assisti ao filme no domingo dia 17, demorei um pouco para postar minhas impressões justamente por estar confuso quanto ao que senti. Acontece que ao mesmo tempo eu estava lendo o livro, que terminei na terça, dia 19.
Sou então suspeito para não gostar, a gente sabe que num filme nunca consegue-se colocar a história de um livro como ela realmente é mostrada, até porque as mídias são diferentes e cada uma tem um apelo.
Apesar de todas essas ressalvas ainda estou indignado, como um best-seller tenha sido levado às telas dessa forma?
Pergunto, do que se trata o filme?
Ele busca nos sentimentos dos personagens as explicações para suas atitudes? Ele mostra o lado histórico da arquitetura e artes do Vaticano? A genialiedade de Langdon?
Nada disso, muito pelo contrário, ele trai totalmente a essencia do livro, misturando os personagens, ignorando suas particulariedades, menospresando seus sentimentos, fazendo com que a história contada no filme seja um esboço contraditório do que foi visto no livro. Se recomendo que assistam, com certeza, é importante tirar suas conclusões, ver até que ponto minhas impressões são as mesmas que as suas e se possível comentar aqui também.
Para que nao reste dúvidas quanto a questão de adaptações literárias para o cinema, assisti e li o "Quem quer ser um milionário" e me encantei com ambas as histórias, e é evidente a diferença das duas, sendo o filme uma livre inspiração da história contada no livro. Com Anjos e Demônios isso não poderia acontecer, o livro tem muito mais visibilidade e sua história nunca poderia ter sido contada sem um mínimo sequer de fidelidade ao original.
O filme não passa de um trilher de ação, amarrado com uma história mal contada, e personagem vazios que passeam pelo filme sem brilhantismo nenhum.