domingo, 30 de setembro de 2012

Daniel de Oliveira está irreconhecível como O Rei da Boca

O ator global Daniel de Oliveira está irreconhecível no personagem do longa Boca, de Flávio Frederico. O filme que estreou esse final de semana retrata a vida do criminoso Hiroito, que viveu nos anos 60 na região da boca do lixo, centro de São Paulo.
Traficante de drogas, dono de prostíbulos e assassino, o personagem traz para Daniel de Oliveira um tremendo desafio, tornar-se uma pessoa feia e liberar seus demônios para viver a história de um homem que aterrorizou as ruas de São Paulo.





Nascido do berço da classe média, Hiroito de Moraes Joanides (Daniel de Oliveira) é acusado de matar o pai, foge e transforma-se em um dos mais procurados criminosos de seu tempo.
Apesar do nome, o verdadeiro Hiroito (1936-1992) não tinha ascendência oriental, mas seu pai era muito fã do imperador japonês. Na adolescência, começou a frequentar a zona aberta do Bom Retiro, onde prostitutas se exibiam atrás de venezianas. Após a morte do seu pai, Hiroito fez daquela região seu espaço e passou a traficar drogas e gerenciar os prostíbulos.


Para o filme a produção se preocupou por retratar a época com fidelidade, usaram como locações o centro, principalmente as partes que ainda conservam a arquitetura da época, assim como ruas da Mooca, Pari e Brás. Algumas cenas também foram filmadas em Santos que ainda conserva bondes na sua paisagem.
Em entrevista ao site UOL, o diretor Flávio Frederico explica a necessidade de ser tão fiel ao ambiente vivido pelo personagem  “Pode ser um roteiro genial, um ator maravilhoso, mas se tiver uma direção de arte chinfrim, o espectador não se sente ali”.O filme foi bem aceito no circuito cultural, já ganhou prêmio de melhor direção de arte no Cine PE 2012, e de melhor fotografia no Festival do Rio em 2011.

Com orçamento inicial em R$ 700 mil reais, após os prêmios o filme conseguiu aporte de quase 4 milhões, o que possibilitou seu lançamento, primeiro em São Paulo e quem sabe mais pra frente em todo o circuito nacional. O filme foi baseado na autobiografia de Hiroito e conta ainda com a presença de Hermila Guedes, Milhen Cortaz, Paulo César Pereio, Jefferson Brasil, Leandra Leal.





Confira a programação no Cinemark, Playarte e Kinoplex

Nenhum comentário: